A Herdade das Templárias associa-se ao combate do abandono animal

A Herdade das Templárias no combate do abandono animal
A Herdade das Templárias no combate do abandono animal

Em Junho, por ocasião do VIII Encontro das Templárias, sob vigilância e monitorização redobradas durante o evento, a Herdade das Templárias detetou, recolheu, reportou e entregou às entidades competentes, dois cães presumivelmente vítimas de abandono. Infelizmente estes casos não são uma surpresa. Porventura, a surpresa será o facto de os números continuarem consideravelmente elevados não obstante as campanhas de sensibilização.

Segundo dados da plataforma SIAC (Sistema de Informação de Animais de Companhia), mais de 40 mil animais de companhia são anualmente abandonados em Portugal, cerca de 115 animais por dia, principalmente nesta altura do ano. O abandono de animais ocorre durante todo o ano e tem grande incidência na altura das férias. A Herdade das Templárias lembra que o abandono de animais configura a prática de crime. Sabe ainda que, em torno de um negócio de contornos por ora pouco claros, nos últimos cinco anos foram enviados de Portugal para vários países europeus cerca de 20.000 animais abandonados.

Seja como for, a Herdade das Templárias associa-se ao combate do abandono de animais, através da partilha de informação que estimule a compaixão, respeito e compreensão dos seres humanos, ressaltando a importância dos protocolos de saúde, acompanhamento veterinário e esterilização dos animais, bem como da sensibilização das crianças para o respeito e o cuidado pelo bem-estar animal, prevenindo compras ou adopções irresponsáveis.

Ficam ainda algumas recomendações: se encontrou um animal abandonado, contacte o Centro de Recolha Oficial (CRO) do Município em que o animal foi encontrado. Qualquer abandono deve ser reportado aos CRO (antigos canis municipais), mesmo que pretenda ficar com o animal ou auxiliar no realojamento do animal. Observe que o aspecto do animal, com coleira, limpo e bem tratado sugere que provavelmente terá sido perdido. A verificação da existência ou não de microchip é gratuita em qualquer veterinário.

Se encontrou um cão ou um gato, consulte os animais perdidos e disponíveis na base de dados do FindMyPet – Ponto de Encontro de Animais Perdidos, a plataforma desenvolvida pela Ordem dos Médicos Veterinários, pois este processo considera para além da localização geográfica outras características dos animais (como o sexo, cor predominante, porte, etc.) que facilitam a identificação/localização dos casos já registados na referida plataforma. Se por esta pesquisa não conseguir identificar o animal em causa, pode ainda preencher o formulário. A Ordem dos Médicos Veterinários pode ser contactada pelo telefone 213 129 370 ou através do endereço de email omv@omv.pt.

Em alternativa, tendo sempre em conta a localização do animal, envie o mais rapidamente possível um e-mail com a descrição do caso, morada exata, anexando imagens ou vídeos, para as autoridades competentes, Polícia de Segurança Pública (PSP) e Guarda Nacional Republicana (GNR) respectivamente, através dos seguintes contactos: defesanimal@psp.pt, sepna@gnr.pt.

Sabemos que, apesar de o transponder/microchip ser obrigatório (nos termos do N.º 1 do Art. 10º do Dec. Lei n.º 82/2019 de 27 de Junho), há muitos donos que não identificam os seus animais, furtando-se às suas responsabilidades. Além do mais, existe um conjunto de obrigações que um titular de animal de companhia deve ter em conta, para a segurança de todos. Por outro lado, também lembramos que o problema não se extingue no sofrimento animal, com custos em termos de saúde pública e acidentes causados por animais errantes, entre outros. Todos temos o dever moral e ético de intervir nesta prática.

A forma como tratamos os animais diz muito do ser humano que somos.

O ABANDONO DE ANIMAIS É CRIME E É DESUMANO!


Atenção: Pese embora a atenção prestada aquando do processo de identificação, recolha e entrega, quer a título provisório quer permanente a Herdade das Templárias não auxilia no realojamento do animal encontrado. Perdidos ou abandonados, todos os animais encontrados são devidamente reportados e entregues às entidades competentes.




Posted

in

,

by

Create a website or blog at WordPress.com