Português

Portugal Sem Fogos 2020

Salvo situações excepcionais, em Portugal o período crítico de incêndios rurais, definido no Artigo.º 2.º – A da Lei 762018, de 17 de Agosto, decorre entre os meses de Julho e Setembro. O uso do fogo encontra-se associado a várias práticas agrícolas e florestais, destinado principalmente à limpeza dos terrenos para o cultivo de plantações ou formação de pastos. No entanto, são vários os casos em que estas actividades se descontrolam e originam grandes incêndios rurais. Cerca de 98% das ocorrências em Portugal continental têm causa humana.

Herdade das Templarias - Portugal Sem Fogos
A Herdade das Templárias activa no combate aos incêndios

É proibido fazer queimadas extensivas sem autorização prévia (emitida pela câmara municipal ou junta de freguesia) e sem acompanhamento de um técnico credenciado em fogo controlado, operacional de queima ou equipas de sapadores ou bombeiros. Para além disso, nos espaços rurais, durante o período crítico e fora do período crítico, desde que o risco de incêndio rural seja de nível muito elevado é proibido realizar queimas de amontoados.

Por outro lado, quem tem uma casa no campo ou na floresta está mais vulnerável aos incêndios pela proximidade de vegetação. Reduzir o material vegetal e lenhoso à volta das casas é a melhor forma de prevenir que um incêndio o atinja a si e aos seus bens. Além disso, recorde-se que, para os proprietários, a limpeza do terreno é obrigatória. Mediante casos sujeitos a proprietários desconhecidos, ausentes ou negligentes, a situação pode ser reportada através do número de telefone 808 200 520.

Cumpra as normas e restrições em vigor na gestão de combustível, realização de queimas de amontoados e/ou queimadas extensiva e evite comportamentos de risco. Se há risco não arrisque.

Conforme informação constante na publicação de Maio de 2020, para além dos demais meios de segurança e controlo vigentes no recinto, a Herdade das Templárias resolveu reforçar os meios técnicos na vigilância do perímetro, via aérea, com o uso de aeronaves não tripuláveis (drones). Estes dispositivos de monitorização adicional, testados em grupo e de forma articulada no passado dia 22 de Maio, terão um papel de grande relevância no quadro de combate aos incêndios, entre outros.

The Herdade das Templarias is a private homestead located on the shore of the Castelo de Bode lake, located in the Portuguese district of Santarém / Herdade das Templarias est une propriété située sur la rive du réservoir de Castelo de Bode, dans le district de Santarém, au Portugal.